STF poderá mandar Ciro Nogueira para o banco dos réus por corrupção

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), poderá ir ao banco dos réus por supostos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Isso porque o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinou a inclusão em pauta de julgamento o inquérito n° 4407 que investiga Ciro Nogueira pelos crimes citados. O pedido de inclusão foi feito em 28 de setembro e o inquérito incluído na pauta n° 130, para ser julgado nas próximas sessões. As informações são do portal GP1.

Segundo a reportagem, o inquérito foi aberto com base em delação premiada dos executivos da Odebrecht, que revelaram terem sido procurados pelo então senador Ciro Nogueira com a proposta que a empresa repassasse dinheiro a ele em troca de apoio no Senado Federal.

Entre os interesses da Odebrecht, estava a aprovação da Medida Provisória 613, que visava a criação de medidas com o objetivo de ajudar as operações da indústria química brasileira, com a redução da carga fiscal, concedia incentivos à produção de etanol e à indústria química por meio de crédito presumido e redução de alíquota do PIS/Pasep e da Cofins.

O Pleno do STF vai decidir se recebe a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República e torna réu o ministro Ciro Nogueira, o ex-assessor Lourival Nery Júnior e os delatores Claudio de Melo Filho, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, Fernando Migliaccio da Silva Jose de Carvalho Filho e Marcelo Odebrecht. Caso a denúncia seja recebida será deflagrada a ação penal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *