O diretor da Associação de Empresários de Cajueiro da Praia e vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Bob Ziegert, postou um esclarecimento em seu Instagram sobre a pretensão da Prefeitura de Cajueiro da Praia em implantar a cobrança de taxas de visitação e de turismo na cidade.
As propostas constam em três Projetos de Leis encaminhados para a Câmara Municipal, no qual todos os projetos apresentados foram negados. A Câmara realizará uma nova audiência pública para uma melhor avaliação dos decretos e maior participação da população.

O sistema propõe o controle de fluxo turístico, que caso seja aprovado haverá uma cobrança de R$ 7 por pessoa em um intervalo de até cinco dias de permanência. Ao passar do prazo, serão cobrados R$ 2 a mais por dia. Além disso, também deve haver uma taxa a ser cobrada por cada veículo.
PONTOS APRESENTADOS NA REUNIÃO:
- Efetiva estrutura existente para a cobrança dessas taxas, como agentes de arrecadação nos pontos de acesso e fiscais disponíveis;
- Destino e acompanhamento da aplicação desses recursos, os quais devem ser no desenvolvimento do turismo;
- Melhor avaliação dos valores propostos e a necessidade de serem duas taxas distintas (pessoas físicas e veículos) e seu impacto no fluxo dos turistas.(Maria Clara César)