Resíduos de óleo foram encontrados em oito praias do Piauí, confirma Semar

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) comunicou que foram encontrados resíduos de óleo no litoral do Piauí em 17 de outubro. O fato já havia sido noticiado, mas ainda não tinha sido confirmado pela Semar.

Foi realizado o monitoramento das praias do litoral do Piauí, coletas de amostras dos resíduos de óleo e encaminhamento para análise na Universidade Federal da Bahia, mutirão de limpeza nas praias da Pedra do Sal, Canto do Vieira e Pontal.

Durante 10 dias de monitoramento foram registrados vestígios de resíduos de óleo em oito praias: Praia do Pontal em Ilha Grande – PI; Pedra do Sal e Canto do Vieira em Parnaíba – PI; Atalaia, Barro Preto, Peito de Moça e Coqueiro em Luís Correia- PI e Barra Grande em Cajueiro da Praia-PI.

Segundo a Semar, foram coletados 41,6 kg de óleo, que estão armazenados temporariamente no centro de triagem no município de Parnaíba. Considerando a quantidade pequena de resíduo coletado nos últimos 10 dias, o monitoramento ocorrerá de forma remota, com o apoio dos municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Coreia e Cajueiro da Praia que informarão as ocorrências e quantidades de resíduos coletados ao Grupo de Trabalho, pelos próximos 10 dias, em que será feita uma nova avaliação.

Orienta-se a população que não entre em contato com o óleo. Se houver contato, retire a substância com delicadeza, utilizando óleo de coco ou de cozinha. Em seguida, lave com água e sabão. Em caso de reação alérgica ao toque, ou ingestão do óleo, procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Se encontrar algum vestígio de óleo, acione os órgãos ambientais pelos seguintes contatos: Semar: (86) 9.9464-1242, IBAMA: (86) 9.9456-8343 e ICMBio: (61) 9.9158-9384

Ao encontrar animais feridos ou em contato com o óleo, a instrução é ligar para ICMBio pelo telefone (61) 9 9158-9384. Além disso, importante ressaltar que o animal não deve ser lavado, nem devolvido ao mar antes da avaliação de um veterinário ou biólogo. Em caso de tartarugas encalhadas entrar em contato com o @institutotartarugasdodelta através do número (86)9.9968-0197.

Fonte: Com informações da Semar e Click Parnaíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *