A expressão “cortar na própria carne” virou quase um jargão na administração pública e geralmente é usada em casos de corrupção, significando atitudes radicais tomadas por um governo contra maus gestores. Mas se adaptarmos esse termo a realidade financeira do Piauí, ele poderia representar a coragem do governo de enfrentar a crise financeira do Estado com medidas duras, cortando na própria pele para reduzir gastos e enxugar a hoje inchada máquina pública, que além de cumprir a missão de atender ao interesse público, atende ainda a demandas políticas.
O Piauí enfrenta uma grave crise econômica que tem paralisado a administração do governador Wellington Dias (PT). Diante do histórico financeiro do Estado, uma crise não é nenhuma novidade (muito menos para Wellington que vive a terceira administração). Se a crise não é nova, velhas são as medidas usadas para resolver o problema. De forma superficial, o governo do experiente Wellington Dias diz cortar gastos e aplicar um arrocho fiscal apara resolver o problema.
Porém, na prática, o governo do petista mostrou tratar de forma superficial a questão e preferiu mais uma vez não atingir a raiz do problema: a inchada máquina pública. Se ela continua inchada, os gastos se mantêm excessivos e o Estado deve seguir pelos próximos quatro anos se equilibrando na corda bamba do equilíbrio financeiro.
Para especialistas, uma das formas de resolver de maneira mais profunda o problema seria extinguir pastas, cargos, mexer na acomodação de aliados políticos e reduzir números das secretarias hoje existentes. Os excessivos gastos para a manutenção da máquina pública contribuem para esse momento de crise.
Somente no primeiro escalão, são 20 pastas na estrutura do Estado. Em um Estado como o Piauí, em que a economia ainda depende muito da mão do Estado, mexer no tamanho da estrutura não é fácil. Wellington provou isso ao encaminhar à Assembleia Legislativa do Estado uma reforma que não altera em quase nada o tamanho da máquina e mantém quase inalterado os gastos do Estado.
LEIA MAIS, CLIQUE NO LINK ABAIXO:
