
Diante da notícia publicada na imprensa nacional ontem (3), dando conta de que “na Medida Provisória baixada na segunda-feira o presidente Lula extinguiu a Funasa, cujo orçamento para 2023 era de R$ 2,9 bilhões”, o deputado federal do Piauí, Florentino Neto, se posicionou na defesa do órgão.

Deputado federal Florentino Neto
No Instagram ele disse: “defendo a Funasa, pois a “Funasa Viva” combina com o nosso Governo, Governo de Lula e do Povo Brasileiro. Vamos fortalecer a Funasa; vamos construir um planejamento estratégico; vamos estabelecer um novo modelo de governança; vamos valorizar os servidores; vamos fortalecer a política de saneamento”.
A Funasa é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Saúde e tem o seu trabalho voltado para a promoção e proteção da saúde, implementando ações especialmente na área de saneamento para prevenção e controle de doenças. A sede fica em Brasília e cada estado tem uma superintendência.
Com a mudança, as atividades relacionadas à vigilância em saúde e ambiente ficarão com o Ministério da Saúde e as demais atividades da Funasa serão assumidas pelo Ministério das Cidades. (Com informações Agência Senado)