Por Breno Moreno (com informações de Felipe Cruz)
Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Parnaíba definiu, nesta quinta-feira (11), que a suplente Sâmara do Estevão (PL) assumirá a cadeira do vereador Thiciano Ribeiro, assassinado a tiros em Teresina no último dia 27 de agosto. A previsão é declaração de vacância será lida em sessão plenária na próxima semana.
Após a publicação da decisão no Diário Oficial, a suplente será oficiada para apresentar a documentação necessária. Após a analise dos documentos, Sâmara do Estevão deve ser empossada em até 15 dias.
Filha do líder comunitário Estevão Correia, Sâmara foi a 2ª suplente da chapa do partido em 2024 e recebeu 927 votos. Ela passa a ser titular da vaga que inicialmente pertencia ao vereador Brunão, que morreu em decorrência de complicações de uma cirurgia bariátrica, e que posteriormente foi ocupada por Thiciano.
A decisão foi tomada após a emissão de um parecer jurídico, já que havia um impasse quanto a quem deveria assumir a vaga: a suplente do PL, mesmo não tendo alcançado 20% do coeficiente eleitoral, ou o ex-vereador Carlson Pessoa, que poderia retornar ao Legislativo.
Com a posse de Sâmara do Estevão, o número de mulheres na Casa Legislativa de Parnaíba será o maior já registrado, chegando a quatro. Atualmente, Fátima Carmino, Neta Castelo Branco e Neta da Kolping são as parlamentares que ocupam cadeiras na Câmara.