Leonardo Sobral, conhecido como o “Sheik do Asfalto”, e Felipinho entram na mira do TCE.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), Leonardo Sobral, conhecido nos bastidores como o “Sheik do Asfalto”, está novamente sob os olhos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Genro do empresário Jesus Filho, dono da TV Cidade Verde, Sobral conta com ampla cobertura midiática, o que garante visibilidade às obras, mas pouco esclarece sobre a transparência dos contratos sob sua gestão.

Sobral já foi alvo de auditorias do TCE à frente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), nos exercícios de 2021 e 2022, por contratos e obras de pavimentação conduzidos pelo órgão.

Atualmente à frente do DER, ele comanda centenas de milhões em obras de pavimentação e infraestrutura. Entre os contratos, duas construtoras se destacam: Potti e Solução, esta última ligada a Felipe Machado, o Felipinho, amigo do governo. Juntas, essas empresas movimentam cerca de R$ 200 milhões no estado, a maioria proveniente de obras do DER.

O padrão observado por empreiteiros e entidades de fiscalização chama atenção: muitas vezes, as duas empresas ficam em terceiro lugar nas licitações, mas acabam executando as obras quando as concorrentes desistem. A falta de transparência nas contratações e nos processos de execução das obras levanta suspeitas sobre a condução dos contratos pelo DER.

A reportagem procurou o DER e o próprio Leonardo Sobral, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria. (Portal Encarando)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *