PP só apoiará candidato a presidente que prometer indulto a Bolsonaro, diz Ciro Nogueira

A posição pública do senador difere do plano que já circula entre setores da oposição, que defendem uma anistia ampla a Bolsonaro e aos investigados pelos ataques aos Três Poderes ainda no atual mandato, por meio de um projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional. A proposta, porém, não avançou desde que foi apresentada.

Foto: Lucas Dias/ GP1Senador Ciro Nogueira

Senador Ciro Nogueira

O 1º critério – absolutamente excludente! – do nosso apoio a presidente em 26 é se comprometer a conceder indulto e perdão ao presidente Bolsonaro, extensivo aos que participaram das depredações do 8 de janeiro. Direto e reto”, escreveu o senador.

Nas redes sociais, a reação foi imediata. Críticos afirmaram que a promessa de indulto seria desnecessária caso o “candidato ideal” para 2026 fosse o próprio Bolsonaro. Outros apoiadores cobraram que a anistia seja votada antes mesmo das eleições, especialmente após a prisão preventiva do ex-presidente, que reacendeu a discussão no Congresso.

Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal a 27 anos e 3 meses de prisão por supostos crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O prazo para novos embargos da defesa se encerrou às 23h59 de segunda-feira (24), sem qualquer manifestação, o que deixa o processo próximo do trânsito em julgado e do início da execução definitiva da pena. (Gp1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *