Todos são conhecedores dos inúmeros motoristas, ciclistas e motociclistas que infestam as ruas de Parnaíba promovendo as maiores e mais inusitadas “barbeiragens”, como se diz no popular. Destes, boa parte é porque não tem mesmo a mínima noção de leis de trânsito, até porque dirigem sem a devida habilitação. Outros, pecam por displicência, para “fazerem charme” e chamar para si a atenção de transeuntes, não se importando com o perigo que oferecem à vida de seres humanos. E, para agravar a situação, tem também os pedestres que, sequer, sabem o que fazer diante de uma faixa de pedestres.
Diante do quadro, surge uma luz no fim do túnel, uma ideia básica que para ser executada basta a boa vontade do Poder Executivo:
O vereador Ricardo Véras, do PTC, é o autor de requerimento já aprovado na Câmara Municipal, que solicita ao setor competente da Prefeitura, que promova, “à luz da legislação vigente, campanha educativa direcionada especialmente à forma de utilização de vias terrestres por ciclistas e pedestres, com ampla divulgação nos meios de comunicação, como TV, Rádio, internet, outdoors e outros que se fizerem necessários”.
“A sugestão é que utilizem a TV Costa Norte, que recebe muito dinheiro da prefeitura e não promove uma campanha educativa”, comentou o vereador Carlson Pessoa, na discussão da matéria.
De acordo com Ricardo Véras, essas pessoas (ciclistas e pedestres) não são submetidas obrigatoriamente a frequentar cursos e aprender os ensinamentos obtidos em auto-escolas, “e muitas vezes cometem ou são vítimas de infrações por desconhecimento de regras básicas de conduta e segurança contidas no Código de Trânsito Brasileiro, expondo a riscos suas vidas e a de terceiros”.
Em seu requerimento Ricardo Véras sugere também que sejam realizados estudos técnicos para a viabilidade de instalação de ciclovias ou ciclofaixas na malha viária parnaibana.
