Agespisa faz esclarecimentos sobre o esgoto em Parnaíba

O esgoto Parnaíba foi objeto de discussão da mesa redonda “Sistema de Esgotamento Sanitário em Parnaíba: do plano à realidade” realizado na tarde desta quarta-feira (11) no auditório da Universidade Federal do Piauí. O espaço de discussão teve como finalidade ouvir os segmentos da sociedade sobre as implicações do funcionamento da rede de esgoto de Parnaíba.
Luciano Assunção, diretor da Vigilância Sanitária de Parnaíba, destacou o impacto do saneamento na saúde pública. Ele afirmou que o bom saneamento aumenta as expectativas de vida da população. “As crianças de até cinco anos de idade são as maiores vítimas de saneamento deficitário”, informou. Antônio Araújo Moura Fé, engenheiro civil da Agespisa, citou a importância dos serviços de esgoto sanitário para a saúde coletiva e as responsabilidades do Estado e do município de Parnaíba.
sistema está funcionando desde junho. A primeira etapa do sistema beneficia 30% das residências da área urbana. A segunda, ainda em construção, deve garantir uma cobertura de mais de 50% das residências. Moura Fé instigou para que todos utilizem o sistema. “Não adianta eu utilizar o sistema de esgoto sanitário enquanto o esgoto do meu vizinho continua passando pela minha porta”, comentou.
Os cidadãos estão sujeitos a penalidades aplicadas pela Agespisa se fizerem intervenção sem autorização nas instalações da rede de esgoto; lançamento de águas pluviais no esgoto; lançamento de objetos in natura na rede e outros. Uma das queixas das pessoas quanto ao ligamento à rede de esgoto está no mau cheiro e isso foi citado. O engenheiro declarou que isso se deve a má instalação nas casas e não no sistema de esgoto. Romualdo Seno, secretário municipal do Trabalho e Defesa do Consumidor disse que o Procon estará em Teresina para solicitar redução na tarifa para utilização do esgoto e cobrou imediato conserto nas ruas por onde as instalações são feitas.(Daniel Santos-Proparnaiba.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *