Presidente da Câmara Municipal intervém na utilização do tempo de discussão de matérias

Por toda esta semana a presidente da Câmara Municipal, vereadora Neta Castelo Branco, disse que vai tentar corrigir alguns excessos que vêm ocorrendo, na utilização do tempo pelos vereadores, na hora de apartearem os colegas, durante a discussão de matérias.
Ela disse que semana passada deixou que cada um se manifestasse à vontade “porque é início de legislatura, com vereadores de primeiro mandato, ainda sem experiência,  e eu não quis ser grosseira tentando cortar o tempo de ninguém”, justificou.
Desde a 1ª sessão deste mês a Mesa Diretora da Câmara não vem conseguindo discutir e aprovar todas as matérias da “Ordem do Dia”, ficando sempre requerimentos e projetos para o dia seguinte, em função dos vereadores ainda não haverem se dado conta da necessidade de respeitar o tempo que deve ser usado em apartes, conforme reza o regimento interno da Casa. Com isso, um só vereador aparteia o colega diversas vezes, o que termina provocando uma espécie de “bate boca” entre eles. A presidente Neta promete por toda esta semana tomar uma providência para o caso.
“Quem mais tem exagerado na utilização do tempo na hora dos apartes são os vereadores de oposição e eu não quero se grosseira com ninguém. Por isso vou apelar para o bom senso de cada um, no sentido de observarem o fator tempo”, destaca a presidente Neta, observando que, afora isso, o horário das explicações pessoais, no final das reuniões, também não está sendo utilizado devidamente. “Há casos em que o vereador quer provocar debates e não é bem assim”, argumenta.
De acordo ainda com a vereadora Neta, todos os vereadores receberam um exemplar do regimento interno da Câmara em dezembro, devidamente atualizado, razão pela qual espera que cada um entenda as providências que vai tomar, que visam tão somente observar o que está na lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *