Por:Benedito Gomes
Não foi fácil nosso acesso aos escombros a que chamam “obras do Porto de Luís Correia. Mas foi necessário o nosso deslocamento até lá, para que pudéssemos ver de perto e novamente nos manifestar a respeito do nosso descrédito sobre a conclusão daquela obra, contestando também a desfaçatez com que nossos políticos ainda tratam o assunto, marcando até data para a inauguração do Porto de mar do Piauí.
Este é um tema que deve ir além das declarações dos políticos, que continuam blefando nos meios de comunicação, usando o tema “Porto” apenas e tão somente para ludibriar a boa fé de quem deseja ver o Piauí pensando e agindo grande.
Num Estado paupérrimo como o nosso, é um crime inominável continuarem jogando dinheiro no fundo do mar, como tem sido feito até agora. E depois, já nem se sabe mais para é que o Porto vai servir ou se compensa o emprego de mais recursos.
O secretário estadual de transportes, Avelino Neiva, voltou a anunciar recentemente que o governo federal assegurou a liberação de recursos para a tão sonhada conclusão do Porto de Luís Correia. Segundo ele, seriam 110 milhões para a construção do cais e 240 milhões para a recuperação da parede. O secretário até prevê para setembro de 2014 a conclusão da obra.
Ora, quem como nós foi no “canteiro de obras” constatar in loco a situação, pode afirmar de cátedra: O Piauí não terá um porto nunca. Por diversos motivos, muitos dos quais já excessivamente explicados na imprensa em geral, inclusive na internet, por técnicos abalizados no assunto. A literatura sobre o tema já é extensa.
Além do mais, vimos com nossos próprios olhos a necessidade de se refazer grande parte do que já foi construído, sem contar com equipamentos deteriorados (veja as fotos) pela maresia e já totalmente imprestáveís.
O Porto e sua viabilidade
Na visão do engenheiro especialista em Portos (UFMA) Rafael Tavares, Portos são elos intermediários de uma cadeia de distribuição logística. O que os definem, ou seja, a razão deles existirem, são as cargas. Portanto, portos “nascem” em função de uma necessidade de mercado e nunca da forma como querem fazer com o Porto de Luís Correia: Faz-se o porto e depois “aparece” o mercado.
Abraçar agora a ideia de concluir o Porto do Piauí sem um planejamento de longo prazo, para atender a interesses politiqueiros, será um dos maiores crimes praticados no Piauí contra o dinheiro público.
Leia a matérias completa com mais fotos inéditas clicando o link: http://www.proparnaiba.com/cidadepolitica/2013/02/28/porto-de-luis-correia-vergonha-que-se-esconde-debaixo-das-pedras.html
Autor: Benedito Gomes (Contador UFPI)
Colaboradores: Bernardo Silva e Kléber Nogueira
