
Geová, Guilherme, Lorrany, Ana Beatriz, Sidney e Luana, com personalidades e estilos diferentes, mas o que une esses seis estudantes é o fato de serem os vencedores do Concurso de Redação “Operação Cisne Branco 2018” promovido pela Marinha do Brasil.

A cerimônia de premiação do concurso foi nesta manhã de quinta-feira (25), quando a Capitania dos Portos do Piauí e a SOAMAR (Sociedade Amigo da Marinha) premiaram os vencedores com diplomas e medalhas para os alunos do Ensino Médio do Colégio Diocesano e os alunos do Ensino Fundamental da Escola Clóvis Salgado. O concurso abrangeu 1.300 inscritos.

De acordo com o capitão de fragata Dante, os temas do concurso tem sempre o objetivo de despertar o interesse pelos assuntos relacionados à Marinha do Brasil. Anualmente o projeto Operação Cisne Branco, da Marinha do Brasil, escolhe as melhores redações de alunos de escolas públicas e privadas que cursam o ensino fundamental e médio. “Nosso objetivo é trazer aquele jovem para estudar a história da marinha e do Brasil e forma de desenvolver a mentalidade marítima nesses alunos”, disse.
Com diferentes temas a cada ano, mas sempre relacionados a assuntos da Marinha e do mar. O tema para o ensino fundamental: “No mar, segurança em primeiro lugar”; e para o ensino Médio: “Marinha do Brasil: mais do que uma carreira, uma opção de vida”.

Vencedora do primeiro prêmio, a aluna do 2º ano, Luana Leal, fala que participou do concurso porque tinha o desejo de conhecer mais a Marinha. “Eu acho importante a gente valorizar o trabalho dos marinheiros que é de grande importância para nossa nação. Foi um incentivo e tanto. Ainda não sei o que quero estudar, mas me interessei bastante fazendo esse concurso”, declarou Luana que é estudante do Colégio Diocesano.

Já a pequena Lorrany Barbosa, de 11 anos, só tem um sentimento de agradecimento. “Eu agradeço minha professora de português que avisou do concurso. Então resolvi participar já que eu gosto muito de ler e escrever. Estou feliz por te ganhado”, falou Lorrany aluno Ginásio Clóvis Salgado.

Para o diretor do Colégio Diocesano, padre Marcelino Elias de Macedo, esse tipo de evento serve como forma de motivação.
“Este prêmio para a escola tem uma grande importância porque é um canal de conhecimento para os jovens e um incentivo. Primeiro eles se encantam com a Marinha. Estamos alegres por essa cerimônia acontecer aqui em nosso Colégio e pela Marinha promover e incentivar a educação”, afirmou Marcelino.
A solenidade foi conduzida pela própria Marinha do Brasil que condecorou os diretores das escolas classificados. Contou com participação da presidente da Soamar Piauí, Jacqueline Diniz, secretário especial da Prefeitura, Valdir Aragão, 1ª diretora do patrimônio da Soamar , Maria de Lourdes Gomes, familiares, professores e alunos dos colégios premiados.

CURIOSIDADE – O veleiro “Cisne Branco” é um navio da Marinha do Brasil que exerce funções diplomáticas e de relações públicas e tem como missão representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima na sociedade civil e preservar as tradições navais. Ocasionalmente é utilizado como navio-escola.
Texto e fotos: Camila Neto