Audiência volta a discutir demissões na Cepisa em janeiro de 2019 (Foto: Reprodução)
Uma audiência na 1° Vara do Trabalho de Teresina deve desenrolar em janeiro de 2019 os impasses sobre a demissão de funcionários da Cepisa no Piauí. Segundo o Sindicato dos Urbanitários (Sintepi), representante dos servidores, o encontro ficou marcado para o dia 25 do próximo mês com a juíza Tânia Maria Bastos.
Desde a venda da distribuidora para a Equatorial Energia, pelo menos 42 funcionários foram demitidos. O Sindicato criticou os desligamentos e afirmou que seriam “sem justa causa”. Além disso, na semana passada, a empresa lançou um programa de demissão voluntária para diminuir o déficit de R$ 200 milhões com gastos em estrutura e pessoal. Ao todo, a Cepisa tem uma dívida avaliada em R$ 2,5 bilhões.
Em novembro, a Justiça do Trabalho proibiu a demissão de funcionários da Cepisa até abril de 2019, mas a liminar foi derrubada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT-PI). O juri entendeu que a distribuidora não praticou demissão em massa. Tal liminar pedia a readmissão de 28 empregados desligados após a Equatorial Energia assumir o controle da distribuidora de energia elétrica.
A audiência mais recente estava marcada na sexta-feira (14/12), no entanto foi adiada por um mês. O Sindicato quer a readmissão dos funcionários e impedir novas demissões. A assessoria jurídica do Sintepi reiterou que a distribuidora feriu normas que protegem os servidores da Cepisa e que o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) impede que eles sejam demitidos. O ACT está em vigor até 30 de abril de 2019.
Fonte: Com informações do Sintepi