AGESPISA: Por que Picos pode fazer Parceria Público Privada (PPP) e Parnaíba não?

Matéria divulgada na semana passada no Portal do Governo do Piauí informa que o município de Picos será modelo par a implantação de saneamento por meio de PPP. E que “a primeira reunião para tratar sobre o projeto de PPP para o saneamento do município de Picos e região foi realizada nesta quinta-feira (4). A Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) lidera o grupo de trabalho composto pela empresa BRK Ambiental, proponente da realização dos estudos, Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Ieapi) e Agespisa”.
Causa estranheza a posição do governador Wellington Dias.
Enquanto isso, setores do Governo do Estado junto com sindicalistas criam os maiores empecilhos e plantam na imprensa mentiras e mais mentiras com o fim de evitarem que a Prefeitura de Parnaíba rompa o contrato de concessão com a  empresa, que há muito não cumpre com o que reza o contrato e vem humilhando a população parnaibana, fornecendo água barrenta, de péssima qualidade, para o consumo humano.
Sucatearam a empresa, mas não querem que ela seja afastada da prestação de serviços em Parnaíba, porque é neste município que mais a Agespisa arrecada e onde menos investe. E para onde vão os quase 3 milhões aqui arrecadados por mês? Segundo informou um diretor numa rádio local, o dinheiro é utilizado para pagar gordos salários de outros diretores em outros municípios.
O mais estranho é que, segundo consta, o ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, atual secretário de saúde, estaria apoiando a PPP de Picos, mas em Parnaíba deixa o povo à mercê da Agespisa. Isto porque foi comprovado por técnicos da própria secretaria de saúde, que a água fornecida pela empresa no município é imprópria para o consumo humano. Ao que se informa, Florentino faz parte de um conselho Gestor que estaria nesta transação.
Dois pesos e duas medidas?
Governador W. Dias e seu correligionário Florentino tentam a todo custo impedir que a prefeitura de Parnaíba busque saídas para se ver livre desta empresa falida, resolvendo o problema da água do Município de Parnaíba …. Mas  em Picos, pretendem levar empresas para substituírem  a Agespisa? Lá tudo pode??? Por que? A água é do povo e não do governador e o povo merece água potável todo dia em suas casas!
Toda a Parnaíba sabe a qualidade da água que é oferecida pela Agespisa aos parnaibanos, que às vezes passam dias sem o produto em suas torneiras e a empresa não dá a mínima satisfação. Todos sabem que parte da buraqueira que a cidade possui hoje, em decorrência das fortes chuvas, é culpa da Empresa responsável pelos serviços de água e esgotos, que só se preocupa em arrecadar, sem devolver o necessário para a população. Não há dinheiro para reparar os buracos que cava…
Sensível a tudo isso, atendendo à reclamações da população, o prefeito Mão Santa quer criar alternativas para superar este problemas e melhorar a prestação de serviços ao povo, que busca manter suas contas em dia. Mas A Agespisa não oferece a contrapartida necessária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *