
Obra de duplicação: armações de concreto para tentar garantir escoamento da água por baixo da rodovia (Foto/Pedrina Rodrigues)
No vídeo abaixo, mostro imagens do alagamento da BR 343, na entrada de Teresina, altura de uma lagoa e vários olhos d’água que o governo Wellington Dias insiste em aterrar. Foi na manhã desta quarta-feira, 4 de novembro.
Estávamos seguindo para Teresina quando fomos surpreendidos pela situação que se vê nas imagens. As lagoas aterradas devolvem suas águas para o leito da rodovia.
A grande responsabilidade é do governo que poderia fazer uma espécie de arco, viaduto ou elevado. E mesmo assim, apesar de recomendações profissionais, faz de conta que não tem nada com isso e simplesmente aterra.
Pior é o silêncio dos ambientalistas, que fazem ativismo de Facebook e Twitter por conta de questões bem distantes do nosso cotidiano e fazem vista grossa para esse absurdo que se comete debaixo de suas barbas. É ver para crer.
Assista o vídeo abaixo:
No vídeo a seguir, feito em 17 de abril de 2017, mostramos a cidade isolada pelas águas na mesma área da BR 343. Entramos por um atalho tortuoso e com muitos riscos, inclusive de nosso veículo ser levado pela força das águas.
Naquela data cerca de 300 mil pessoas ficaram impedidas de acessar Teresina pela Ladeira do Uruguai. Os buracos são muitos, a jornada é perigosa, mesmo assim temos que seguir adiante. Na companhia do Harrison, altoense que também estava nessa andança por demais arriscada. Assista:
O problema dos alagamentos, a depender da contribuição do governo do estado do Piauí, deve se agravar consideravelmente em Teresina a partir do soterramento dessas lagoas e que já causam constrangimentos ainda mais graves do que em chuvas anteriores. O inverno nem começou e a situação inspira muitos cuidados. (Toni Rodrigues)