Apesar de algumas lojas estarem abertas no centro comecial da cidade, na manhã desta quarta-feira, inclusive o comércio do Calçadão da Rua Marechal Deodoro, a Cooperativa dos Transportes Coletivos de Parnaíba (Coopertranp) achou por bem não colocar um ônibus sequer para funcionar nesta quarta-feira, privando as pessoas de seus compromissos no centro da cidade. Até parece que os donos da Coopertranp fazem o que querem e a prefeitura de Parnaíba apenas se omite.
Na rádio Liderança, na manhã de hoje, foram divulgadas várias denúncias neste sentido: “A Elisabeth, moradora do bairro João XXIII, e que é diarista, está sem trabalhar há dois devido a falta do transporte coletivo nestes dias (feriados). “Eu trabalho na casa de minha avó lá no bairro São Francisco, eu já não fui trabalhar nem ontem e nem hoje, por causa que não ter ônibus. Eu sei que a maioria daqui de Parnaíba tem transporte, mas tem umas pessoas que não tem, e que depende de transporte”, disse a usuária dos serviços.”
Outra denúncia:”O Francisco Maciel, também usuário do transporte coletivo, reclama que os transportes deveriam ser geridos por uma única empresa, para que os usuários do serviço possam saber para quem reclamar. “São vários donos, ninguém sabe nem para quem reclamar”, disse. Enquanto o Nonato Silva, conta que deixou de pegar a van, pois no lugar da parada de ônibus, no bairro Planalto Montserrat, existe um lixão. Disse ainda que o serviço tem deixado a desejar no município.”
O outro lado
No último dia 27 de julho, o Secretário de Transportes de Parnaíba, Maurício Machado, ao lado do coordenador do transporte coletivo, Sr. Aluísio, informou a um blog da cidade que ao todo foram reduzidas de 70% a 80% da frota de micro-ônibus no município devido a pandemia; uma outra redução foi quanto aos dias de circulação por conta da falta de passageiros. Segundo o secretário a procura estaria pequena. O coordenador do transporte coletivo informou que a previsão de retorno à normalidade seria para o mês agosto, por conta da volta as aulas, todavia, as aulas na rede pública não voltaram, sendo assim não há previsão para normalidade do transporte coletivo.
O feriado prolongado no município de Parnaíba, fez com que o funcionamento do transporte coletivo fosse reduzido, ainda mais. De acordo com Tomaz de Souza, presidente da Coopertranp (Cooperativa de Transporte Alternativo e Autônomo de Parnaíba), que é o operador desse serviço no município, nesta quarta-feira, feriado da padroeira do município, a circulação dos veículos não acontecerá. “O número de passageiros fica bem reduzido e por esse motivo nós não temos viabilidade econômica de fazer os serviços que a gente faz em dias normais”, explicou.
Como se vê, transporte coletivo não é prioridade para a administração municipal visto que, em momentos como este, a prefeitura não se digna a intervir, a fim de não prejudicar quem não tem transporte particular e depende do transporte público para se deslocar e cumprir com os seus compromissos. (Com informações de Naã Furtado/ opiauies)