Aos cinquenta anos, cooperativa guarda a riqueza do artesanato de Parnaíba

 


O prédio em estilo clássico na Rua Pedro II guarda em suas grandes salas uma das maiores coleções de peças de artesanato feitas em madeira, argila, cipó de leite, taboa, conchas e fibras vegetais. O visitante vai precisar de muito tempo para percorrer e avaliar cada detalhe das esculturas e quadros. A Cooperativa Artesanal Mista de Parnaíba é um desses lugares onde a arte está mais presente.

Criada por um grupo de senhoras e tendo à frente a primeira dama Almira Silva, em julho de 1968, a cooperativa reúne toda a riqueza do artesanato nativo de Parnaíba. São peças feitas tanto por humildes mulheres da Ilha de Santa Isabel, Pedra do Sal, Morros da Mariana, até peças com assinatura mais conhecida como a arte santeira de José Carlos Reis, atual presidente, os conhecidos cachorros de Francisco Ribeiro e os santos  de Francisco Torres.

“É uma das primeiras cooperativas do Piauí”, diz José Carlos Reis, atual presidente. Artista plástico há quase cinquenta anos, mostra com orgulho a homenagem que recebeu ano passado  no I Encontro Piauiense de Cooperativismo, em Teresina, com a exposição A Arte Santeira de José Carlos A. Reis.

Numa das salas da cooperativa o visitante pode encontrar peças belíssimas como o oratório, com mais de dois metros de altura e que conta a história do cristianismo. Também peças entalhadas, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, O batismo de Cristo, A aparição de Nossa Senhora de Fátima, o Cristo Crucificado, Divino Pai Eterno e a Santa Ceia.

Na cooperativa o visitante pode encontrar peças de decoração de interiores como jarros, quadros, biombos, guarnições para cama, mesa e banho, peças para decoração de jardins, salas e outras finalidades. A CAMPAL, como é conhecida, atualmente tem quarenta associados. Segundo a ex-presidente e atual voluntária Rosário Barros, a festa de aniversário será modesta e à tarde do dia 31 de julho.

Texto e Fotos: Pádua Marques

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.