
A Câmara Municipal de Parnaíba realizou na manhã desta quinta-feira (27) uma audiência pública para discutir, juntamente com órgãos representativos, a problemática e atual situação do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). O propositor da ação foi o vereador Daniel Miranda (PRB) que justificou em seu requerimento que foi procurado pelos servidores do órgão para apresentar a proposta.

Os problemas apresentados são estruturais, como o de transporte e questões salariais, que a gestão municipal firmou um compromisso de num tempo razoável procurar resolvê-los. Para o vereador é Miranda necessário um entendimento da categoria para que as demandas sejam resolvidas para que o movimento de greve seja cessado e os usuários sejam assistidos de maneira adequados. “Esse é o nosso papel de como vereador, cobrar. E vamos acompanhar para que tudo seja resolvido”, disse.
Segundo Julyara Fernanda de Sousa Leite, secretária municipal de Saúde, que assumiu há menos de um mês, os profissionais foram recebidos e ouvidas as demandas. Ela reconhece a importância do NASF para a comunidade. “Posiciono-me como profissional enfermeira e sei que os serviços são mais que essenciais. Vamos melhorar a cada dia as ações dos serviços”, declarou.

A secretária disse ainda que percebe que são problemas que devem ser resolvidos e reconhece a importância do NASF como apoio às UBSs e aos usuários. Reconhece as demandas e disse estar prontificada a solucionar as demandas.
Em pronunciamento o vereador Ricardo Veras (PSD) falou que, com boa vontade e determinação, a gestão municipal tem como resolver os problemas. “Eu vivencio a saúde pública e os problemas e as dores de quem precisa. Quero que a secretária tenha a liberdade para trabalhar”, disse.

Ainda segundo Veras, seria importante que a secretária saísse da audiência com um cronograma, com data para resolução dos problemas. “Temos que ter a capacidade de resolver de forma palpável”, finalizou o vereador.
O propositor da audiência, vereador Daniel Miranda, disse que a audiência foi positiva e vai aguardar o tempo solicitado pela prefeitura para colocar em prática os pontos abordados na audiência. “Ouvimos por parte da gestão municipal, órgãos representativos, os conselhos, bem como os vereadores e os próprios servidores”, disse.
“Saímos com a sensação que vai se resolver por parte da gestão. No prazo de 15 dias se comprometeu a apresentar os relatórios e cronogramas pelas demandas que o NASF trouxe e pontuamos na audiência que tudo seja estabelecido e resolvido”, concluiu Miranda.

A audiência desta quinta-feira contou também com a presença, além da secretaria de Saúde, Julyara Fernanda de Sousa Leite, de George Pessoa, representante da Procuradoria Geral, Daniela Tavares, assessora da atenção básica, Graziel(CREFITO 14), Eduardo Moita, presidente do Conselho Regional de Psicologia da 21ª Região, Adriana Aguiar, coordenadora do NASF, Leandro Lopes, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Marlos Ribeiro, representante dos servidores do NASF e os vereadores Daniel Miranda, Ricardo Veras e Fátima Carmino.
Os representantes da prefeitura informaram que dentro de 15 dias vão tentar resolver as demandas e a partir da solução dos problemas o movimento grevista pode colocar um ponto final na greve. Lembrando que os motoristas também estão juntos com os servidores do NASF reivindicando direitos.




Texto e fotos: Camila Neto