O afastamento do deputado Wilson Brandão (Progressistas) da Assembleia Legislativa do Estado, para assumir o comando da Secretaria de Mineração, colocou em choque o PT e o bloco formado por MDB e Progressistas na Casa. O PT quer ocupa a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que tinha como presidente Brandão.
Com a convocação de quatro suplentes, o PT passou de uma bancada de cinco deputados para oito parlamentares e se torna o maior partido da Assembleia. O partido pede que seja levado em consideração o critério do tamanho das bancadas.
O MDB e Progressistas reagem. Os partidos esperam uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB).