Estudantes da Escola Roland Jacob discutem sobre Valorizar Patrimônio Público Escolar e Valorizar a própria história

A Escola Roland Jacob, no município de Parnaíba desenvolveu o Projeto “Valorizar Patrimônio Público Escolar e Valorizar a própria história”. O projeto foi implantado em março de 2019 para  conscientizar os alunos  importância de zelar pelo patrimônio público.

E na manhã desta terça-feira (30) a Escola Roland Jacob realizou várias atividades com culminância do Projeto com hasteamento da bandeira, muitas apresentações e estandes com materiais produzidos pelos alunos com ajuda dos professores.

De acordo com diretora Jaira Gardênia Ramos Faria a preservação da escola é valorizar a história da cidade e a cultura do seu povo que representado por varias gerações que estudaram na Escola Roland Jacob. “O projeto foi desenvolvido em dois meses com a  intenção  de debater  e  frisar  a  importância  da  valorização  do  patrimônio escolar e destacando  a  grande  necessidade  de  cuidar  daquilo  que  pertence  a  toda sociedade, enfatizando que a preservação é responsabilidade de todos”, afirmou a Jaira Gardênia.

Estevam Medeiros, autor de uma das maquetes do projeto tem apenas 10 anos e está no 5º ano relatou que foi muito importante a participação não só dele, mas de todos. “Deu para aprender e compreender mais sobre a preservação escolar. E minha maquete foi construindo com materiais recicláveis”.

A temática da preservação do patrimônio é um tema que se destaca como  uma  das  principais preocupações  na  atualidade, segundo o professor de Polivalência, Roberto Silva explicou que ainda é complicado utilizar a palavra patrimônio. “Falar de patrimônio ainda é complicado, principalmente utilizar a palavra “patrimônio” , então durante o projeto substituímos a ideia do patrimônio e fizemos um bricolagem trabalhamos o espaço da escola”.

Aluna do 5º ano, Maria de Fátima Oliveira Carvalho, 12 anos destacou a importância de aprender a cuidar mais da escola e de outros lugares, “Por exemplo, não devemos  sujar o ambiente que estudamos e que  não devemos jogar lixo na quadra e que lixo deve ir para o lixo. Lá em casa conversamos muito sobre o assunto”.

Para a aluna do oitavo ano, Iris Santos Costa, cuidar do bem público vai influenciar outros alunos a fazerem o mesmo. “Sinto-me importante em poder contribuir com a escola. Visitamos varias salas e percebemos que existem vários rabiscos em carteiras, quadro e outros ambientes. Hoje temos a consciência que devemos cuidar mais e valorizar a nossa escola”, disse.

A diretora Jaira ainda falou que a Escola é um exemplo bem claro de bem público de uso da coletividade. “A escola não pertence ao governo, nem ao diretor, nem ao professor e tão pouco aos alunos. Mas sim pertencente a todos da sua comunidade escolar. Precisamos conscientizar o quanto mais cedo os alunos, a fim de conseguimos melhores resultados. A fim de garantir uma boa qualidade de vida escolar”.

Texto e fotos: Camila Neto

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