O kitesurfe do Piauí está de volta a um pódio internacional e dessa vez com uma mulher. Bia Silva conquistou neste domingo (29), o terceiro lugar no Campeonato Mundial de TT:Race, em Gizzeria Lido, na Itália.
A atleta de apenas 14 anos ficou entre as melhores após uma série de 15 baterias que começaram a ser disputadas na última quarta-feira (25). Maria Beatriz dos Santos Silva foi revelada pelo Projeto Vivo, organização que assiste crianças e jovens de Barra Grande, litoral do Piauí, com atividades educativas e esportivas.
A polonesa Oliwia Hlobuczek ficou com o título. A russa Anna Fedorova foi a vice-campeã. Entre os garotos, Manoel Soares Neto, o Manoel “Piçarrinha”, terminou o torneio na 16ª posição. Guigui Costa foi o 18º e Luís Fernando Silva Araújo o 20º colocado. Todos também são participantes do Projeto Vivo.
O TT:R ou TwinTip Race, consiste na disputa de regatas que exigem técnica e velocidade dos kitesurfistas, que contornam boias como no iatismo, mas também precisam saltar obstáculos na água. Diferente do Kitesurf freestyle, no qual notas são atribuídas para as manobras, o vencedor no TT:R é quem chega primeiro. E o campeão será o que tiver melhor resultado ao final de todas as regatas.
A modalidade foi aceita pelo Comitê Olímpico Internacional e inserida nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, que serão realizados em Buenos Aires, na Argentina. Prata no Mundial Jovem de Kiteboarding em 2017, o piauiense Manoel Piçarrinha já garantiu vaga para representar o Brasil na competição. Fonte: cidadeverde. Foto: cidadeverde. Edição: APM Notícias.