Pelo menos sete tartarugas foram encontradas na praia de Atalaia, na cidade de Luís Correia. Os animais já estavam mortos quando chegaram à praia, e foram enterrados pelos biólogos do Instituto Tartarugas do Delta. De acordo com o instituto, o lixo despejado na região e a pesca de arraste contribuem para a morte dos animais.
De acordo com a bióloga Werlanne Magalhães do Instituto Tartarugas do Delta, os animais encontrados são da espécie Chelonia mydas, conhecidas popularmente como tartaruga verde ou aruanã, que tem hábitos de viver perto da costa.
Werlanne disse que os principais fatores que comprometem a vida desses animais marinhos são a pesca de arraste e o lixo que é jogado na praia. “Eles são indicadores ambientais. Eles sinalizam quando o ambiente não está bem”, disse.
No dia 8 de julho o corpo de um peixe-boi foi encontrado na mesma praia. O animal estaria morto há cerca de duas semanas, e para a bióloga, pode ter morrido ainda na costa do Ceará e sido trazido pelas marés até o Piauí. Fonte: JParnaiba. Foto: PParnaiba. Edição: APM Notícias.