Novo governador pode ser eleito no primeiro turno em 16 estados.

 

Em 16 estados, o novo governador pode ser eleito ainda no primeiro turno, sete deles no Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí, além de Acre, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Roraima e Tocantins.

Nestes estados pesquisas divulgadas ontem ou anteontem mostraram um candidato com mais de 50% dos votos válidos ou com uma diferença menor que a margem de erro para atingir este índice.

Deste total, três são do PT e outros três do PSB; DEM, PSDB e MDB têm chance de confirmar dois governadores hoje, enquanto outros quatro partidos têm um nesta situação (PSD, PCdoB, PHS e PP).

Três governadores do PT devem ser reeleitos com folga. São eles Rui Costa, na Bahia; Camilo Santana, no Ceará; e Wellington Dias, no Piauí. O partido corre o risco de perder o Acre, tradicional reduto petista. Pelas pesquisas, o estado deve ser governado por Gladson Cameli (PP), que tem 54% dos votos válidos.

Na Bahia, o petista Rui Costa lidera a disputa com 77% dos votos válidos, segundo o Ibope, enquanto Zé Ronaldo, do DEM, tem 17%. O estado é governado por petistas desde 2007. O PT também deve reeleger, já no primeiro turno, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o do Piauí, Wellington Dias.

DEM se recupera

Os tucanos podem vencer em dois estados hoje. No Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja tem 50% dos válidos, segundo pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira, contra 35% do segundo colocado Juiz Odilon, do PDT. Em Roraima, Anchieta tem 47% dos válidos, no limite da margem de três pontos para atingir os 50%.

O DEM, que não elegeu governador em 2014, pode eleger dois no primeiro turno: Mauro Mendes no Mato Grosso e Ronaldo Caiado em Goiás.

Em Alagoas, Renan Filho (MDB) aparece com 83% dos votos válidos. O outro nome do partido que deve ganhar no primeiro turno é Helder Barbalho, que lidera a corrido no Pará, com 54%.

No Sudeste, só o Espírito Santo deve ter a disputa resolvida no primeiro turno, elegendo Renato Casagrande, do PSB.

Dos 20 governadores que tentam a reeleição, cinco não devem ir ao 2º turno: Márcio França (PSB-SP), Cida Borghetti (PP-PR), José Eliton (PSDB-GO), Robinson Faria (PSD-RN) e Suely Campos (PP-RR). Fonte: O Globo. Fotos: ACrítica/Governo Federal/ EM. Edição: APM Notícias.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.