Agentes da Polícia Rodoviária Federal estiveram nessa quinta-feira (24), na Escola Organização Educacional Cristo, em Parnaíba para uma palestra do Movimento Maio Amarelo sobre segurança no trânsito.
A palestra foi dividida em dois momentos. No primeiro foi reunidos os alunos do Infantil II até o 3º ano e depois os alunos do 4º ano até o nono com o tema “Nós somos o trânsito” para conscientizar os alunos.
O tema de 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
“Na realidade o Movimento chega à sua 5ª edição em todo o Brasil. E feito pela Policia Rodoviária Federal juntamente com escolas privadas. Como a escola adotou outros livros com nova editora, percebemos um conteúdo destinado ao Movimento Maio Amarelo, mês de prevenção aos acidentes de trânsito e nos abraçamos à ideia. O trânsito está presente em nossas vidas”, disse a diretora Osely Santos
Ela lembrou de um momento triste quando perdeu um aluno num acidente de trânsito. “Perdemos um aluno por mau uso do trânsito. O aluno estava na moto e veio a falecer pela ausência do capacete”, lamentou.
Os alunos se mostraram conscientes com tudo o que foi palestrado, inclusive os pequenos. A aluna Laura Santos, cinco anos, do jardim V já aprendeu que o uso do cinto de segurança é obrigatório. “Eu sempre coloco o cinto quando eu vou sair com meus pais. Porque evita chances de se machucar em um acidente”, falou com consciência.
Outro aluno, Davi Marques, de quatro anos, do infantil IV, declarou que não se deve andar sem capacete. “um risco andar sem capacete. Podemos até morrer”, disse ele percebendo a importância do acessório.
A Escola Organização Educacional Cristo foi fundada em 1986, atende cerca de 400 alunos com idade dos dois aos 14 anos e está localizada na rua Pedro II. De acordo com a diretora Osely Santos, o trabalho desenvolvido é para conscientização e a formação do futuros condutores.
Para a palestrante da PRF, Eliani Realce, diz que ficou feliz e revelou a satisfação em contribuir para o Movimento Maio Amarelo lembrando que o trabalho é feito por meio da prevenção de acidente e da educação no transito.
“O foco dessas palestras é, reforçar conhecimentos das crianças sobre segurança no trânsito e principalmente como prevenir acidentes, como guardar segurança de distância, educação no trânsito, atravessar sempre na faixa de pedestre, uso do capacete, uso do cinto de segurança e o não uso da bebida alcoólica”, explicou a agente.
Sobre a campanha
O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito mais seguro.
A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Por isso ficou conhecida como a cor da atenção pela vida.
Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos mortos em acidentes de trânsito no mundo.