O Instituto de Estudos Parnaibano (IEP) fez sua apresentação na última sexta-feira (12), durante um jantar no Restaurante Dom Ladino, com direito a posse do primeiro conselho gestor (2019-2021), contando com a presença dos seus membros e jornalistas convidados.
O IEP nasce como uma associação civil, sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado, que se rege em forma de estatuto, construído por um grupo de pessoas comprometidas com anseios e desejos comuns que apontam para o desenvolvimento da cidade de Parnaíba e região, por meio do levantamento de dados, estudos e ações que auxiliem o seu crescimento em vários aspectos.
O presidente IEP e professor Alexandro Marinho Oliveira que falou que o objetivo do órgão é reunir conhecimento e trabalhar em sete eixos principais: Infraestrutura; Cultura, Turismo e Meio Ambiente; Setor Primário; Saúde e Assistência Social; Gestão, Economia e Estratégia; Educação e Segurança.
“Vamos trabalhar nesses eixos em nível de cidade de Parnaíba, sempre fazendo um comparativo a nível Brasil, estado e com a própria cidade. E sempre trabalhar com a perspectiva da realidade econômica do nosso município. O intuito é o de colaborar com gestão municipal”, disse professor Alex.
Ainda de acordo com professor o IEP não tem expectativa de lançar candidatos para as eleições de 2020. “Já trabalhamos a ideia do instituto há cerca de 2 anos e a gente vinha pensando numa maneira de fazer e agora encontramos uma forma de trabalhar, dentro do contexto de diagnóstico, dentro desses eixos e tentar construir um projeto que sirva para desenvolvê-los. O IEP não foi criado para lançar nenhum candidato em 2020”.
Membro do conselho o professor Gildário Dias Lima relatou que o Instituto não tem poder de resolver tudo. “Foram elaborados os eixos e em que cada eixo tem 5 principais problemas e em cima dos problemas vamos buscar soluções. Acreditamos que se conseguirmos resolver 1, dentro das 5, estaremos contribuindo com um grande avanço para cidade de Parnaíba”.
Inicialmente o IEL vai trabalhar dois eixos: educação e Infraestrutura. “Comparando a educação de Parnaíba com outras cidades do Piauí, Parnaíba está muito aquém. E a questão do escoamento de água na cidade de Parnaíba, que é uma coisa crônica que existe há muitos anos. Na parte de infraestrutura já temos um belíssimo projeto que está sendo finalizado para mostrarmos como solucionar de vez o problema. Sabemos que não é simples, porém, não é impossível. Outras coisas mais complicadas já foram feitas, e esse projeto é totalmente exequível para nossa realidade”, finalizou Gildário Dias Lima.
Para quem deseja fazer parte do Instituto de Estudos Parnaibano (IEP) deve escolher um eixo e enviar uma carta explicando porque quer participar. E depois será acolhido pela assembleia. Lembrando que quem entrar no Instituto tem que se fazer presente nas reuniões e nas discussões.
A instituição se apresenta com caráter horizontal e suas ações principais são regidas por um conselho gestor aclamado por meio do voto e com gestão de dois anos.
Primeiro Conselho Gestor:2019 a 2021
Alex Marinho Oliveira (Presidente)
Fernando Antônio Lopes Gomes (Vice Presidente)
Gildário Dias Lima
Darllan de Almeida Vieira Barros
Wilson de Sousa Cabral Filho
Adriano dos Santos Chagas
Texto: Camila Neto e fotos:Ascom/IEP-Renato Carlos/Bruna Loren