Prefeitura no litoral do Piauí proíbe circulação de carros na beira da praia.

 

 

Há uma semana vigora portaria que proíbe a circulação de veículos automotores nas praias de Luís Correia, no litoral do Piauí. Roseane Galeno, bióloga e  diretora de Meio Ambiente, ressalta que a medida visa, sobretudo, a segurança dos banhistas e preservação das tartarugas marinhas.

“A portaria é do fim do ano passado, mas as ações educativas de conscientização já vêm desde 2016. A proibição é resultado de um grupo de trabalho que conta com o Ministério Público Federal e Estadual e visa dar segurança aos banhistas e preservação do Meio Ambiente, principalmente, das tartarugas marinhas. Além disso, não são raros atropelamentos na faixa de praia”, explica Roseane Galeno.

Ela ressalta que a recomendação do Ministério Público de proibição do tráfego de veículos vale para os quatro municípios com faixa litorânea no Piauí: Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande e que cabe aos gestores de cada município fiscalizar o cumprimento. Nas áreas de circulação de veículos automotores a velocidade máxima permitida é de 40 km.

“No caso de Luís Correia saímos na frente em função do tamanho das orlas e demanda maior de visitantes”, comenta a diretora de Meio Ambiente.

Roseana acrescenta que, em Luís Correia, a preocupação é maior devido ao período de desovas de tartarugas que coincide com o período de Carnaval, o aumento significativo do fluxo de pessoas e, consequentemente, veículos

“Na praia do Arrombado, por exemplo, é onde tem a maior concentração de ninhos das tartarugas e o fluxo de veículos nas praias faz com que a gente perda alguns desses ninhos. Entendemos que a praia deve ser ocupada, mas a circulação de veículos nos incomoda e também traz prejuízos ao Meio Ambiente”, pontua Verlane Magalhães, vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta.

As penalidades para quem for flagrado transitando nas praias do Piauí estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro e na Lei de Crimes Ambientais que dispõem sobre sanções penais e administrativas.

“As penalidades variam de acordo com a conduta dos motoristas e incluem apreensão de veículos, multas, entre outros. A fiscalização ficará por conta da Companhia Independente de Policiamento Turístico até a realização de um concurso para guarda que deve sair ainda este ano”, explica Galeno. Em Luís Correia, para garantir o cumprimento da determinação, alguns acessos a praias serão fechados e a sinalização reforçada. Fonte: Cidadeverde. Fotos: PPPLC. Edição: APM Notícias.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.