Na manhã desta sexta-feira (10) o Banco do Nordeste, agência Parnaíba, promoveu uma reunião na Associação Comercia, no Porto das Barcas, com produtores de leite dos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Caraúbas e Cocal, para a conclusão do Plano de Desenvolvimento Territorial(Prodeter), referente à estruturação da atividade econômica do leite e seus derivados.
Segundo gerente do Banco, Agenor Trindade, o BNB está tentando estruturar a cadeia de produção dentro de segmento, por meio do projeto Prodeter. “Nosso papel é capacitar o produtor, distribuidor, comercializador, até chegar ao consumidor final. Tivemos algumas reuniões durante todo o processo. A princípio formou-se um comitê e procuramos entender o gargalho da atividade escolhida, que, no caso desses produtores, foi a bovinocultura de leite”, relatou o gerente.
A SEPED- Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Projetos Especiais, vai contribuir na questão dos projetos para quem não tiver condições de elaborá-los. Segundo Edrivandro Barros, a secretaria vai disponibilizar todo o suporte, desde início do projeto até a questão do marketing.
Ainda de acordo com o secretário Edrivandro, a reunião de hoje, com os produtos de leite dos municípios de Cocal, Parnaíba, Luís Correia e Caraúbas, teve como foco principal buscar uma solução na questão da problemática da venda do leite.
O gerente do Banco do Nordeste, Agenor, finalizou dizendo que o problema que foi identificado foi a comercialização. “Estamos no momento com um plano de ação que vai ser feito para superar e atacar essas dificuldades e obstáculos que impedem a comercialização, além de criar um plano de ação para que daqui há 4 anos eles consigam atingir os objetivos, que serão revistos periodicamente a cada seis meses”, frisou Agenor Trindade.