Vigilância sanitária apreende uma tonelada de carne em Parnaíba

Equipe do Ministério Público faz inspeção em supermercados de Parnaíba. (Foto: Divulgação/MPPI)

Durante fiscalização realizada em três supermercados da cidade de Parnaíba, a 337 km de Teresina, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PI) e a Vigilância Sanitária apreenderam mais de uma tonelada de carne sem registro de inspeção. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (04) pelo Ministério Público do Piauí (MPPI).

De acordo com o MPPI, a ação teve como objetivo verificar se os produtos comercializados nos estabelecimentos estavam adequados para o consumo. A equipe conferiu as datas de validade de diferentes itens e as condições de conservação das carnes, por exemplo.

Durante a inspeção, foram apreendidos 989 quilos de carne de sol, carne suínacarne de frangocarne de carneiro carne moída, em decorrência da falta de comprovação de inspeção prévia pelo órgão competente. Os produtos foram apreendidos inutilizados

Em todos os estabelecimentos foram encontrados alguns produtos com prazo de validade vencido, como cerveja, suco, batata frita e pães. Cerca de 80 quilos de frios (queijo, presunto, salsicha e linguiça) receberam a mesma destinação, por conta da ausência de rotulagem e de indicação de prazo de validade e data de fabricação. 

Equipe do Ministério Público faz inspeção em supermercados de Parnaíba. (Foto: Divulgação/MPPI)

Foram apreendidos ainda mais 327 quilos entre produtos para feijoada, carnes, frangos e suínos, que estavam inadequadamente acondicionados e impróprios para o consumo. Além de três pacotes de camarão sem informação da data de validade. A equipe também verificou as condições de higiene no manuseio dos frios e refeições (self-service) e a regularidade da realização de dedetizações.

Após serem constatadas as irregularidades, o Procon lavrou três autos de infração, que darão origem a processos administrativos. Os fornecedores têm o prazo de 15 (quinze) dias para apresentar impugnação.

Por: Nathalia Amaral

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.