Rafael Fonteles diz que não esperava votação tão grande e revela pedido de Regina Sousa

Nesse domingo (02/10), após receber o resultado das Eleições 2022 e ser eleito Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) falou sobre gratidão e disse que não esperava um resultado com uma porcentagem tão alta. Fonteles foi eleito com mais de 57,17% dos votos.

O mais novo Governador do estado comentou que a prioridade agora será o que está no plano de governo, principalmente a geração de emprego e renda, educação, saúde e segurança, além de ter um cuidado maior com os vulneráveis, um pedido pessoal da governadora Regina Sousa.

Candidato eleito governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

“Muita gratidão. Não esperava. Eu esperava ganhar no primeiro turno, mas realmente, essa maioria, essa quantidade de votos me surpreenderam. Eu estou muito agradecido a Deus e ao povo do Piauí. A partir de amanhã já começar, junto a governadora Regina Sousa, a transição (de governo) e trabalhar muito forte para elegermos Lula no segundo turno, se Deus quiser”, disse o petista.

Rafael foi eleito com 1.115.139 dos votos. Ao ser indagado sobre o que será prioridade em seu governo, ele respondeu que será trabalhado o que foi colocado no plano de governo e nos debates, como segurança, emprego e educação.

“O plano de governo foi muito levado a sério. Agora é seguir o que está lá e o que a gente colocou nos debates. Priorizar a geração de emprego e renda, educação, saúde e segurança”, completou.

Ao ser indagado sobre as dificuldades e desafios já passados e que devem vir à frente, Rafael lembrou a pandemia, criticou o Governo Jair Bolsonaro e defendeu a sua preparação para o cargo.

“A dificuldade maior foi a pandemia, foi enfrentar um governo federal perseguidor. Eu tenho muita fé em Deus que o Lula vai vencer no segundo turno e a gente vai dar conta do recado e fazer muito mais pelo povo do Piauí e do Brasil. Sempre é um desafio. Ser governador de um estado com 3,300 milhões de pessoas é claro que é um grande desafio. Mas nós nos preparamos para isso. A gente não caiu de paraquedas. Tem uma história, estudo e trabalho e dedicação a vida pública e sensibilidade social.  E a gente abraçou essa missão de corpo e alma. Mas como eu disse, tudo é dom de Deus, eu sou grato a Deus e ao povo do Piauí”, disse Fonteles.

Rafael Fonteles também foi questionado sobre como irá se relacionar com as forças que não o apoiaram nesse primeiro momento. Sobre a questão, o novo governador prometeu cuidar de todo o povo piauiense e governar para todos e todas, sem diferença para quem votou contra ou a favor.

“A eleição acabou. Nós vamos governar para todos e todas. Para quem votou em Rafael e quem não votou. Nós temos a responsabilidade de cuidar dos 3 milhões de piauienses e assim faremos.  Politicamente, é claro, nós temos que respeitar o resultado das urnas, quem ganhou do outro lado é oposição, isso é o normal da política. Mas nós vamos governar para todos e todas sem deixar ninguém para traz”, afirmou.

Fonteles destacou que continuará, como segunda geração, o trabalho realizado por Regina, Wellington e Rejane e cumprirá o pedido de Regina Sousa para cuidar dos mais vulneráveis.

Candidato eleito governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

“Quando a governadora Regina decidiu não ser candidata a governadora e resolveu nos apoiar, o pedido que ela fez foi esse, nunca descuidar da proteção dos vulneráveis. E é pra isso que o PT nasceu, é pra isso que meu pai, Wellington, Regina, sempre lutaram e é isso que eu vou dar continuidade como segunda geração. Prioridade sempre aos mais pobres, aos vulneráveis. Esse é o nosso norte principal”, lembrou.

O petista informou que deve tratar da formação da equipe logo na próxima semana e que essa deve ter a cara do governo eleito e que quem quiser fazer parte da equipe deve ter compromisso político e social.

“Vamos começar a tratar isso na próxima semana. Como eu disse, primeiro cuidar da transição, mas a formação vai seguir a cara do governador eleito. A gente vai procurar realmente ter um secretariado e ter um perfil nosso de muita competência técnica. Se assim o povo entendeu que eu tinha esses dons que Deus me colocou, mas que tenha compromisso político e social. Tem que juntar essas características para fazer parte da nossa equipe. E a gente vai cuidar muito bem disso, porque a equipe é fundamental. Eu agradeço muito todo mundo que nos ajudou.  Agradecer todos que nos ajudaram nessa caminhada”, informou Fonteles.

Rafael Fonteles também agradeceu ao candidato ao Senado, Wellington Dias, eleito com 51,34% dos votos e se referiu ao senador como o maior líder do estado, que agora completará 28 anos no poder.

“Eu não esperava essa maioria. Quero aqui agradecer de coração ao maior líder desse estado, Wellington Dias, que muito me ensinou. É um grande líder que cuidou desse povo e muita gente escolheu para continuar nesse caminho. E a gente vai cuidar do povo do Piauí. Então, estou muito grato a Deus, ao povo do Piauí”, destacou Rafael.

Sobre o candidato a presidência, Luiz Inácio Lula da Sila (PT), Fonteles afirmou que é necessário muito trabalho para eleger o candidato.

“Vamos nos dedicar de como e alma, não tem tempo para descansar. Essa turma do Bolsonaro não brinca em serviço. Você viu que mais uma vez as fake news fizeram efeito nos estados da região sudeste. Houve uma votação surpreendente de candidatos bolsonaristas em São Paulo, no Rio e Minas”, discursou.(Naiane Feitosa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *