A Câmara Municipal de Parnaíba está expedindo convite para a cerimônia de posse dos vereadores eleitos para a nova Legislatura que se inicia ano que vem, bem como a posse do novo prefeito Francisco Emanuel e de seu vice-prefeitto Darllan Barros. Será na próxima quarta-feira, no Centro de Qualificação Jeanete Sousa.
Claro que existem expectativas quanto à nova composição da Câmara de Vereadores, que passará de 17 para 19 edis. Que seja um parlamento menos ruim, menos subserviente, com vereadores eleitos pela oposição mas cheios de desejos de participarem da situação, como ocorreu na legislatura que está terminando. Que o novo prefeito, Francisco novo, dê um freio na distribuição de portarias para os edis, loucos por nomeações, o que dificultou muito a vida da gestão que finda. Houve um tempo em que vereadores chegaram a exigir do prefeito Mão Santa mais de 50 portarias. Fala-se da existência, no passado, até de “rachadinhas”, quando o vereador exige parte do valor da portaria que distribui com o cabo eleitoral, com o compromisso dele não ter obrigação de trabalhar mas tão somente receber o dinheiro e fazer o “cabo-racha”. Isso não ocorre mais. Ou ocorre?
De qualquer sorte, que todos assumam compromissos com o interesse coletivo e não apenas consigo e sua família. São poucos os novatos que tomarão assento na Câmara. Mas espera-se que eles façam a diferença e não se deixem levar pela “sabedoria” daqueles mais antigos que lá se encontram, cansados, pensando apenas no salário que lhes engorda a conta bancária a cada final de mês.
Dos novatos destaque para Marcos Samaronne e Brunão – um da oposição e outro da situação
Que os novos não se corrompam e nem se acomodem, sendo levados pela “experiência” dos mais velhos, viciados na mesmice de estarem no mesmo lugar há mais de 20/30 anos. (Por: B. Silva)