Em uma solenidade no Centro de Convenções de Teresina, nesta quinta-feira (05), o governador Rafael Fonteles empossou 55 gestores da administração do novo governo, sendo 43 secretários. Os nomes tinham sido anunciados primeiramente através das suas redes sociais e oficializados na publicação do Diário Oficial em 1° de janeiro. 
Durante a solenidade o governador destacou que no momento a prioridade é a formação da sua equipe de governo, que deve durar pelo menos 30 dias. Em conversa com a imprensa, o governador falou que o foco inicial será na área de segurança pública, como defendeu em sua campanha eleitoral.
“A segurança pública é o grande destaque como eu já falei na campanha eleitoral, é o maior clamor da sociedade nas grandes cidades do estado, especialmente Teresina , Parnaíba, Piripiri e outras cidades maiores. Então precisamos de ações genéricas, eu já conduzi a primeira reunião técnica exatamente com a equipe de segurança hoje, toda equipe formada pelo secretário Chico Lucas, que teve total autonomia pra escolha dos comandos da força militar, civil, dos bombeiros. Além de fazer uma grande parceria com o poder judiciário, com o Ministério Público para em breve a gente lançar o pacto pela vida, então acredito que essa é uma medida de curto prazo”, disse
Rafael ainda afirmou que todas as metas pontuadas pelo seu programa de governo serão desdobradas. “Das escolas de tempo integral, da descentralização dos serviços de média e alta complexidade da saúde, da geração de 80 mil oportunidades de trabalho ao longo dos quatro anos… Metas que serão desdobradas em metas específicas, metas parciais, e cada secretário vai dar conta do recado”, pontuou.
De acordo com o secretário de governo, Marcelo Nolleto, na próxima sexta-feira (06) deve acontecer uma reunião entre o novo secretariado e o governador.(Lupa1)