Nesta quinta-feira (11 de junho), os docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizam paralisação por 24h. O movimento faz parte do calendário de mobilização da categoria que exige do governo Wellington Dias (PT) o cumprimento do reajuste integral aos docentes conforme está garantido por lei aprovada em 2013.
Em maio, sem qualquer acordo com a categoria docente, o governador descumpriu a lei do reajuste, deixando a categoria revoltada.
A paralisação desta quinta-feira é uma advertência ao governo estadual. A categoria docente, que também se mobiliza por melhorias gerais na Uespi, pode deflagrar greve por tempo indeterminado caso as negociações com o governo não avancem.
Em assembleia geral realizada no dia 2 de junho, a categoria aprovou “Estado de Greve”, que é um momento de preparação para a deflagração de greve geral, a qualquer momento.
Nos próximos dias, o comando de mobilização docente se reunirá para avaliar o movimento e para estabelecer nova data de assembleia geral da categoria.
