O médico Valdir Aragão, Assessor Imediato do prefeito Mão Santa e Coordenador do Serviço de Implantação de clínicas no Centro de Especialidades em Saúde (CES), localizado no Bairro Piauí, comentou, em entrevista, que é do conhecimento de todos a carência de serviços médicos bem como o mau funcionamento desses serviços o que vem maltratando não só a população parnaibana mas também de outras regiões do nosso Estado. “isso ocorre em razão de administrações desastrosas que aconteceram em anos anteriores e por conta disso, o prédio onde funcionaria a Unidade de Pronto Atendimento(UPA), ficou abandonado com dívidas junto à construtora”.
Valdir Aragão informou que no período em que exerceu o cargo de Secretário Municipal de Saúde foi a Brasília, juntamente com o Prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa, para que a atual administração municipal se responsabilizasse pelo prédio a fim de implantar no local serviços diversificados na área da saúde. Até porque – segundo ele – o município mantinha várias residências alugadas sem as mínimas condições de funcionamento para os serviços de saúde.
Prédio da UPA hoje é um Centro de Especialidades em Saúde
Ele disse que o prédio depois de sofrer as adequações necessárias já abriga a farmácia, várias especialidades médicas e o serviço de odontologia nos seus mais variados setores e, com isso, os parnaibanos não precisam mais procurar outros centros porque no CES o povo recebe o bom atendimento dos profissionais dentro de um ambiente saudável, melhorando a sua produtividade e fazendo com que os pacientes saiam satisfeitos.
Quanto às reclamações que ainda acontecem disse ele que isso é natural porque existem profissionais que se negam a trabalhar no serviço público, alegando baixa remuneração mas – segundo ele – o prefeito está estudando como implantar uma gratificação para médicos e odontólogos, para melhorar os salários desses profissionais.
Dr. Valdir finalizou dizendo que o setor de medicina e de odontologia em nosso município avançou muito mas ainda recebe críticas. Ele afirma que “criticar é fácil mas o ideal seria que esses que criticam apresentassem as soluções. Como não apresentam configura-se como politicagem e geralmente parte de pessoas que integram uma facção política derrotada nas últimas eleições municipais em Parnaíba” – concluiu.
Entrevista/Fotos:Bernardo Silva
Colaboração: João Câncio