Circula nas redes sociais um áudio da Diretora da Escola Municipal Zila Almeida, localizado no município de Ilha Grande, onde a gestora escolar diz que “não tem como a escola repassar material, digitado e impresso para 470 alunos, infelizmente eu queria muito que tivesse, mas nós não temos, então eu peço encarecidamente à todos os pais e responsáveis, que vejam com seus filhos para eles continuarem no online participarem das aulas, porque a gente tem muitos alunos que a gente sabe que tem condição de continuar online, mas estão saindo e vindo para o impresso”.
No áudio a diretora afirma que a escola não tem como repassar material, digitado e impresso para 470 alunos.
A Diretora afirma ainda no áudio, que o repasse das tarefas impressas são para os alunos que não tem acesso à internet, e também àqueles que desde as primeiras atividades já estavam no ensino remoto. Segundo ela, neste segundo semestre, muitos alunos saíram do ensino online para as aulas presenciais e, que a Escola não teria condições de arcar com mais impressões de atividades a esses alunos. “Agora no segundo semestre cresceu demais essa quantidade, e se continuar nós não temos condições (…) não é que eu diretora não queira estar fornecendo o material, não é isso, é que nós não temos condições de manter esse material para uma quantidade grande de alunos”, disse a Diretora.
Diante disso, nesta quinta-feira (19), a equipe do site Opiauies.com procurou a Diretora Josélia Alves Morais. À nossa reportagem, a diretora afirma que não pediu material escolar aos pais ou responsáveis. De acordo com Josélia, o material está disponível ao aluno para realizar as tarefas e fazer a devolutiva.
Segundo ela, o áudio foi interpretado de forma equivocada, pois não foi negado material a nenhum aluno, e que muitos estudantes estão saindo do ensino remoto e requerendo as tarefas impressas, mas não porque esses alunos não tem condições de ter acesso à internet, e sim por achar cômodo ir até a escola e buscar as atividades. Josélia afirma que, a preocupação é como a educação está chegando aos alunos, pois é dado todo o suporte do município àqueles que estão online.
A Secretária de Educação do Município, Ângela Galeno, também contou à nossa equipe que em nenhum momento a diretora pediu material escolar à secretaria. De acordo com a secretária, o município de Ilha Grande recebe verba do governo federal, o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), e que a Escola já recebeu a primeira parcela e executou o dinheiro do recurso. Conforme a gestora, a secretaria recebe recursos também do FUNDEB e a pasta tem condições de arcar com todo material a ser distribuído aos alunos. A secretária lamenta que isso tenha acontecido, pois segundo ela, a secretaria não foi procurada para dar mais esclarecimentos acerca do assunto.(Naã Furtado)