A situação de vários prédios antigos e históricos, tombados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é de causar dó. Estão literalmente “tombando”, caindo pela ação do tempo e por falta de manutenção. O tema cabe uma reflexão, E este silêncio sepulcral dos que se dizem preocupados com a história de Parnaíba, incomoda.
O prédio da Casa Inglesa, propriedade particular, é bem verdade, é apenas um dos inúmeros prédios cuja degradação salta aos olhos. A parte da frente ainda recebe um certo cuidado dos proprietários. Mas por trás, onde havia um grande salão, a situação é esta, mostrada nas fotos:
Dizem que isto é resultado de ação dos vândalos, que transformaram em esconderijo um grande terreno que há por trás e os proprietários não têm como evitar a ação da malandragem.
Com a quase conclusão das reformas do complexo cultural Porto das Barcas o vereador Ricardo Veras aprovou na Câmara Municipal requerimento pedindo que sejam disponibilizado policiais para o Porto das Barcas, para dar mais segurança à população parnaibana e aos turistas. Pergunta-se: só um reforço na segurança resolveria a situação?
Com a palavra os representantes do IPHAN, quem nem mais escritório possui em Parnaíba. Que se manifestem os valentes “historiadores” da cidade e os que fazem o Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba- IHGGP.