A ponte metálica do Rio Portinho foi inaugurada em 1922, com a linha entre Luís Correia e Cocal e representa os anos áureos do transporte ferroviário no estado do Piauí. Ela integrou a Estrada de Ferro Central do Piauí (EFCP), construída nas primeiras décadas do século XX para servir de ponto de embarque no trecho Parnaíba-Luís Correia e pretendia servir para escoamento de mercadorias da futura instalação do Porto de Luís Correia até hoje não concluído. Dezenas de trabalhadores da EFCP – Estrada de Ferro Central do Piauí- abriram caminho para o mar e auxiliaram na construção da ponte sobre o Rio Portinho, que ligava as duas cidades. Em 1974, o trecho foi desativado, permanecendo ativa por mais alguns anos apenas a linha Parnaíba-Teresina. Atualmente, a estação é parte de um espólio abandonado e encontra-se em péssimo estado de conservação. Em 1916 a ferrovia recebeu a denominação de Estrada de Ferro Central do Piauí e foi homologado o contrato de construção com a South American Railway Company Ltd., para construí- la de Luís Correia a Teresina tendo como diretor da EFCP o engenheiro Miguel Furtado Bacelar que a concluiu em 1922. Apesar de ser dezessete anos mais velha do que a ponte metálica que liga Teresina estado do Piauí à cidade de Timon, já declarada patrimônio cultural brasileiro pelo IPHAN desde 2008, não consta que a ponte metálica do Rio Portinho seja alvo de processo semelhante.
A ponte encontra-se hoje seriamente degradada e não há indícios de projetos de restauração por arte dos poderes públicos.
Fonte:cotidianodeparnaiba