A verba e o verbo

CARLOS BRICKMANN

 Há pelo menos quinhentos anos sabemos que, nesta época do ano, chove forte no Estado do Rio. Há três anos, nessa época, há desastres com destruição de bairros inteiros, mortes, desabamentos, muito, muito sofrimento. 
A tragédia que se repete não é, portanto, inesperada: o que falta é disposição para enfrentar os problemas (disposição que não falta ao governador fluminense Sérgio Cabral, do PMDB, para viajar ao Exterior e protagonizar cenas ridículas como a da Turma do Guardanapo, em que homens dançavam com guardanapos na cabeça e suas excelentíssimas senhoras levantavam os pés, para mostrar as solas vermelhas dos caríssimos sapatos Louboutin que faziam questão de exibir). 
Falta dinheiro? Talvez – o que se sabe é que, das verbas federais para prevenção de desastres e socorro às vítimas, só 32% foram utilizados em 2012, de acordo com o portal especializado Contas Abertas. Culpa federal? Talvez – mas só em parte: há verbas, mas se não houver projetos locais o dinheiro não poderá ser aplicado.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.