Por:Zózimo Tavares
A Câmara dos Deputados iniciou um debate sobre a violência nas escolas e a busca de medidas preventivas para conter o seu avanço.
A Comissão de Educação da Câmara já promoveu audiência pública com esses objetivos.A deputada federal Rejane Dias (PT) vem participando de perto das discussões, que foram intensificadas entre os parlamentares depois do atentado a estudantes e professores em uma escola no município de Suzano, no interior de São Paulo, no dia 13 de março passado, com dez mortes.
A ideia dos deputados é discutir medidas urgentes para conter o que chamam de “epidemia de violência nas escolas”.Foram convidados para a audiência pública o secretário municipal de Educação de Suzano (SP), Leandro Bassini; representante do Movimento Todos pela Educação, João Marcelo Borges; professora, escritora e mestre em Educação Tânia Zagury; e representante do Instituto Sou da Paz, Felippe Angeli.A deputada Rejane Dias acompanha o debate com a experiência de quem já foi secretária estadual de Educação e está preocupada com a situação.
Ela espera que dessas discussões possa sair uma política nacional para a segurança nas escolas, tendo em vista que a violência nesses locais preocupa educadores, alunos e famílias de todo o país.
De fato, a onda de violência nas escolas é assustadora. E o Brasil precisa lidar com urgência com esse problema, antes que ele fuja do controle, como tantos outros para os quais não se deu a devida atenção quando eram menores.