DOCUMENTO SIGILOSO DA ABIN – Um relatório da Agência Nacional de Inteligência (Abin) mostrou a projeção de internações por coronavírus, caso o crescimento da doença continue acentuado. Segundo essa perspectiva, até o dia 6 de abril o Piauí teria 89 internações, ou seja, de casos com sintomas graves do Covid-19.
O relatório estima que até o dia 06/04 o Piauí vai precisar tratar 30 pacientes em leitos de UTI, o que representaria 5,08% dos leitos de UTI disponíveis no estado (590 ao todo).
Esses dados analisados pela Abin foram alcançados a partir de uma comparação de cenários baseados nas curvas epidêmicas do Irã, da Itália e China, países onde a crise foi avassaladora.
Se o Piauí seguir a curva da França e Alemanha, a Abin estima que o estado terá 30 pessoas internadas até o dia 06 de abril, sendo 10 em Unidades de Terapia Intensiva.
O informe sigiloso foi divulgado pelo site The Intercept após o comunicado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que o novo coronavírus seria apenas uma “gripezinha” e que a sociedade deveria voltar às atividades normais.
Segundo a Abin, caso não sejam tomadas medidas urgentes, o país pode chegar aos 207,5 mil casos confirmados de coronavírus em 6 de abril, com mais de 5 mil mortes no período. No entanto, com restrições, seria possível reduzir para 71,7 mil novos casos. (Código do Poder)