O principal debate durante a sessão ordinária desta quinta-feira (05), envolveu a retirada de parte dos móveis e viaturas da Academia de Policia Militar de Parnaíba, para a capital do estado do Piauí, Teresina.
O requerimento assinado por todos os vereadores presentes na sessão, exige explicações do Governador do Estado Wellington Dias (PT) e do Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí Cel. Carlos Augusto Gomes de Souza. em relação a retirada de móveis e veículos pertencentes à academia.
De acordo com o requerimento dos vereadores o patrimônio foi retirado na “calada da noite” sem comunicação alguma ao chefe do executivo municipal o Prefeito Florentino Neto (PT) e ao Comando da PM em Parnaíba. O Vereador Gustavo Lima (PTB), classificou a ação como desrespeitosa à sociedade parnaibana. “Se fosse correta a ação teriam feito à luz do dia e comunicado ao prefeito desta cidade e à população” disse Gustavo.
Os vereadores Carlson Pessoa (PSB) e Neta C. Branco (PPS) apartearam o presidente da casa para manifestarem suas indignações sobre o assunto. O líder da oposição disse que a atitude é contra os parnaibanos e que fere o respeito ao próprio prefeito da cidade “Eu duvido que o governador não tenha tomado conhecimento de tal ação. Acho até que ele e o Coronel tem algo contra Parnaíba” enfatizou Carlson.
Já a vereadora Neta C. Branco por sua vez, manifestou sentimento de tristeza com a situação posta. “Essa já é a segunda vez que eu vou pedir a permanência da Academia aqui em Parnaíba, espero que o governador nos atenda” desabafou Neta. Os vereadores no geral, incluindo os que votaram no governo Wellington Dias, não aceitaram a ideia da tão cobiçada transferência da Academia de Polícia de Parnaíba para Teresina. Essa novela vem se repetindo pela segunda vez. E em ambas na gestão do atual governador.
A academia foi instalada em Parnaíba pelo então governador Mão Santa (PSC) na época do PMDB. De lá pra cá foram formadas milhares de turmas que saíram prontos para à PM. A mais recente turma cerca de 400 Cabos foi formada em 2014.
Quando tomou conhecimento da situação da Academia através dos vereadores, o prefeito Florentino Neto de imediato entrou em contato com deputados e solicitou providencias que reparem o que ocorreu. Nesta sexta-feira (06), o Presidente da Câmara Gustavo Lima deve entregar pessoalmente o documento que exige explicações ao Governador e ao Comandante da PM. (Por Tiago Mendes)