Foi no início da noite de sábado último(14) a solenidade de lançamento do livro “Alicerce: História de Edméa e Ferraz Filho”, de autoria do acadêmico e escritor Fernando Basto Ferraz, neto do casal que inspirou a obra
O evento, organizado pela Academia Parnaibana de Letras (Apal) e Academia Cearense de Cultura, das quais faz parte o escritor, aconteceu no Núcleo de Cinema e Experimentação Cênica Edméa Ferraz, no Centro Cultural Sesc Caixeiral, com a participação do representante da Academia Cearense de Cultura, José Luís, intelectuais locais, familiares do escritor, convidados e do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, que é membro da Academia Parnaibana de Letras. Ele se fazia acompanhar da esposa, Adalgisa Moraes Sousa.
A obra foi apresentada pelo acadêmico Roberto Cajubá, membro da Apal, que contou um pouco da vida simples do casal Edméa e Ferraz Filho, avós paternos do autor. Falou da vida simples e da dignidade do casal e destacou a contribuição de Ferraz Filho ao comércio e indústria local, fundando o sindicato da indústria gráfica de parnaíba. “Ele foi presidente de sindicatos patronal e laboral na cidade”, destacou.
O escritor Fernando Feraz foi muito elogiado ao discorrer sobre mais esta obra, agora focalizando a vida de seus avós, que possuem uma enorme folha de serviços prestados à cidade e Parnaíba, como foi lembrado pelo prefeito de Parnaíba Mão Santa, que teve na pessoa de dona Edméa a sua primeira professora. Ele lembrou também de haver sido dona Edméa precursora do turismo na região, “quando ninguém conhecia Luís Correia e ela, juntamente com Carlos Araken promoviam as festas no Lions Club”, salientou.
Ao final da solenidade, foi servido um coquetel aos presentes enquanto o autor autografava seu livro para os amigos presentes.
Texto: Bernardo Silva
Fotos: Camila Neto