
A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta quarta-feira (13), mais uma fase da Operação Usuário Zero, que investiga um esquema de alteração de sentenças no sistema PJe do Tribunal de Justiça do Piauí. A Durante a ação, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em cidades do Piauí, Maranhão, Tocantins e Distrito Federal.
Durante a operação, as equipes apreenderam veículos de luxo, incluindo um Camaro amarelo. De acordo com a polícia, o grupo teria movimentado cerca de R$ 7 milhões com as fraudes.
Investigação
A investigação aponta que o esquema começou quando um ex-servidor comissionado do TJ-PI identificou uma falha no sistema e passou a invadir perfis de usuários para alterar decisões judiciais, beneficiando réus e advogados. Entre as vantagens concedidas, estavam a liberação de veículos com alienação fiduciária que haviam sido apreendidos.
O Conselho Nacional de Justiça informou que a vulnerabilidade foi corrigida em 2023, após ser detectada pelas autoridades. Esta é a terceira fase da operação, que já prendeu outros envolvidos, incluindo empresários e advogados, em ações anteriores.
Fonte: Polícia Civil do Piauí