Mão Santa e Zé Hamilton: o que resta das lideranças políticas fortes de Parnaíba
Políticos como o “velho médico”, Dr. João Silva Filho, José Alexandre Caldas Rodrigues, Elias Ximenes do Prado, Antônio José de Moraes Sousa, dentre outros com menor penetração, que durante muitas décadas foram referência na política parnibana, já não existem mais, atuando. À excessão de Elias Ximenes (vivíssimo), os demais já faleceram e não deixaram sucessores. Eles indicavam candidatos e os elegiam, com o prestígio e a respeitabilidade que possuiam. Hoje, ocupando este espaço, restam Mão Santa, que deixa a vida publica em 2024, por conta da idade avançada, e Zé Hamilton, que ainda tem idade e saúde, mas talvez não tenha estímulo para continuar como liderança atuante.
Na Câmara Municipal, embora existam vereadores com mais de 7/8 mandatos, com 3 décadas de vida pública, nenhum conseguiu realizar um trabalho de respeito, que pudesse receber o reconhecimento da população e se credenciasse para entrar no rol dessas lideranças que vivem seu ocaso. Qual o ex-vereador, ou o vereador atual, por exemplo, que o parnaibano pode afirmar, com convicção: “se este entrar pra prefeito, vence”??? O quadro é desolador!
Florentino Neto e Zé Filho
Restam, numa avaliação bem simplória e direta, os ex-prefeitos Zé Filho, que já passou pela câmara como vereador, mas para chegar a prefeito recebeu as bênçãos e o beneplácito do seu pai, o felecido deputado Moraes Sousa(Antônio José). Depois foi deputado estadual, vice-governador e governador. Mas, com o desaparecimento do pai, já perdeu eleições. Mas ainda é um nome muito forte. E, por último, Florentino Neto, que não foi vereador mas teve uma atuação na política estudantil e foi o braço forte do ex-prefeito Zé Hamilton (de quem foi vice-prefeito) quando este governou Parnaíba por 8 anos ininterruptos. Foi um atuante e destacado secretário de saúde e agora é deputado federal.
São quantos os eleitores de Parnaíba? Por que tão poucos se fortalecem e se destacam como lideranças fortes?!!! O que fazer para o surgimentos de novos líderes, inclusive em meio às mulheres, hoje a maioria do eleitoral local???
(POR;BERNARDO SILVA)