
A nova pesquisa do Instituto GP1 divulgada hoje (05) mostra que o governo de Rafael Fonteles (PT) começa a perder fôlego. . A aprovação, que em junho era de 70,7%, caiu para 67% no levantamento mais recente. Já a desaprovação subiu de 15% para quase 20%, uma alta considerada significativa no cenário político estadual.
O resultado revela uma oscilação negativa na avaliação do governador, indicando que parte do eleitorado que antes demonstrava confiança agora passa a manifestar insatisfação com os rumos da gestão.
Embora o índice de aprovação ainda seja expressivo, o movimento de queda se mantido ou ampliado pode se tornar um sinal de alerta para o Palácio de Karnak. Caso a tendência continue nos próximos levantamentos, o cenário poderá comprometer o desempenho político e eleitoral do grupo governista nos próximos anos.
Analistas avaliam que a mudança reflete um desgaste natural de governo, acentuado por cobranças sobre resultados e promessas feitas no início da gestão.
Escândalo na saúde
Recentemente, o governo do Piauí foi atingido por operações federais que investigam fraudes milionárias em contratos da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) . Foram bloqueados aproximadamente R$ 66 milhões em contas dos investigados, e dois gestores ligados ao governador Rafael Fontelles , de Organizações Sociais de Saúde (OSS) foram presos.
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) também identificou graves falhas em contratos da SESAPI com OSS, envolvendo valores da ordem de quase R$ 5,9 bilhões no conjunto de contratos avaliados.
Esses episódios surgem como fator relevante para interpretar a queda de aprovação e o crescimento da desaprovação. (Encarando)