Aprovado na Câmara projeto de lei que institui o mês “novembro azul”

De autoria da vereadora Fátima Carmino a Câmara Municipal aprovou esta semana o projeto de lei que institui, no âmbito no município, o mês “novembro azul”, dedicado às ações educativas para a prevenção do câncer de próstata e à saúde do homem. O mês “novembro azul”, após sancionada a lei, passará a integrar o calendário oficial de eventos do município e  terá atividades realizadas anualmente durante o referido mês.
                                  Vereadora Fátima Carmino
Alguns vereadores, em aparte, se manifestaram favoráveis à proposta, chamando a atenção para a importância da conscientização dos homens quanto a prevenção contra o câncer de próstata e a necessidade do exame do toque, na idade adequada.
Na justificativa de seu projeto, a vereadora disse que a instituição, de forma legal, do mês “novembro azul”  no calendário oficial do município refletirá em práticas e medidas preventivas e de informações sobre o câncer de próstata, assim como outras enfermidades à saúde masculina.
“Algumas ações promovidas pelo poder público em parceria com outros órgãos, como palestras, debates e divulgação de matérias informativas podem ser decisivas para habituar a população masculina a realizar os procedimentos preventivos necessários para evitar ou tratar em tempo hábil os males condicionados ao câncer de próstata. Esse tipo de câncer age na forma silenciosa, muitas vezes assintomática. E quando apresenta alguns sintomas provavelmente é porque já atingiu outros órgãos”, disse a vereadora Fátima,  na justificativa de seu projeto.
Ela lembrou ainda que “a cidade de Parnaíba já conta com o “Outubro Rosa”, em seu calendário oficial, que trata principalmente do câncer de mama. Apesar de haver algumas ações isoladas sobre o combate ao câncer de próstata no mês de novembro, estas não são contempladas no calendário do município, o que se faz necessário, devido à importância do combate deste mal, que atinge centenas de homens em nosso município”.(B.Silva)
Fonte:Jornal “Tribuna do Litoral”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *