Fábio Sérvio – a grande surpresa
Eleito
Marcelo Castro foi a grande surpresa da eleição. Tido por todos os institutos de pesquisa como o terceiro colocado, ele superou Wilson Martins, que liderava todas as pesquisas.
Deve ser eternamente agradecido a Wellington Dias.
Numa boa
Fábio Servio, com pouco espaço de TV, pouco dinheiro, a cara e a coragem, não foi eleito governador, mas mostrou que um discurso bem articulado encanta as pessoas.
Seu quarto lugar tem o doce sabor da vitória. Seu bom desempenho em Teresina faz com que se preste mais atenção em sua atuação daqui para frente.
Efeito orloff
A pífia votação de Elmano Ferrer, principalmente em Teresina, onde perdeu para Fábio Servio, faz lembrar a campanha do “Aceita, Chico”, que George Mendes fez para convencer o então prefeito Chico Gerardo a aceitar a candidatura de governador, em 1998. Chico Gerardo, sensato, fez ouvidos de mercador ao apelo.
Efeito vencido
Chico Gerardo, entretanto, só resolveu aceitar a candidatura quando já tinha passado o embalo da campanha. O resultado foi um fiasco. Não foi para lugar nenhum, a não ser o céu da boca da porca.
Mesma coisa
Assim ocorreu com Elmano. Em julho ele renunciou à candidatura alegando que ‘forças ocultas’ tinha torpedeado seu projeto.
Muito tempo depois, sem apoio de qualquer partido resolveu e entrar na disputa, perdendo feio, como se viu.
Ocorrências
Duas ocorrências, de entrega de dinheiro, foram registradas com o envolvimento do candidato a deputado federal Flávio Nogueira.
A primeira, se diz que um vereador de Piripiri estaria queimando os cartazes do candidato porque ele não cumpriu os acertos.
A segunda, a PRF apreendeu R$ 36 mil no rumo de Água Branca. A ‘mula’ entregou o candidato.
Fim
Heráclito Fortes derrotado para a Câmara Federal na semana dos 30 anos da Constituição Federal que ele ajudou a escrever.
Para ele, um ocaso triste para uma carreira política brilhante. (Informações do Portalaz)