Assoreamento do rio Parnaíba favorece as enchentes, diz jornalista

 

O jornalista Antonio de Pádua Marques Silva vem há mais de vinte anos alertando as autoridades do Piauí através de artigos sobre o crescente assoreamento do rio Parnaíba, desde sua nascente até quando encontra o mar na região do delta e que na parte urbana estão as cidades de Luís Correia e Parnaíba.

Esta semana o jornalista flagrou situações dessa alarmante situação no bairro do Carmo, zona norte, quando encontrou um campo de futebol que agora está servindo de pastagem de cavalos. “Essa situação já perdura há muitos anos e lembro que cheguei a alertar o IBAMA, mas fui até repreendido. E olhe que não sou especialista em meio ambiente pra ver que aquilo não está certo”, diz.

O assoreamento na região do Igaraçu na altura da Beira Rio é alarmante. O canal do rio tem agora pouco mais de dez metros e está sendo empurrado pela erosão. Na época das denúncias era muito ativo o serviço de retirada de areia do rio Igaraçu por empresas para fornecer o comércio da construção civil. Fotos: APM Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *