Até petistas participaram de almoço com Ciro Nogueira em Brasília

Muito além…

O almoço oferecido esta semana em Brasília pelo Senador Ciro Nogueira (PP) aos prefeitos e prefeitas eleitas nas eleições deste ano mostra que sua rede de apoio no Piauí vai muito além dos 34 prefeitos eleitos pelo PP no Estado. 
No almoço, contabilizou-se cerca de 90 prefeitos eleitos, de diversos partidos políticos. 

Foto: ReproduçãoCiro e políticos do Piaui em Brasilia

Ciro e políticos do Piaui em Brasilia

Bom transito

O Senador ainda recebeu vários dos gestores em seu gabinete. Por lá transitaram políticos de vários espectros partidários, inclusive do PT, como os prefeitos eleitos de Castelo do Piauí e Pau D´Arco do Piauí. 
 Foto: ReproduçãoO secretario de Saude Antônio Luiz, mas um em passeio europeu

Ciro com prefeitos

Ledo engano

A turma mais nova do governo (claro, os barretistas), andou espalhando, após a eleição de 2022, que Ciro Nogueira seria carta fora do baralho na eleição de 2026. Falava-se até que ele poderia vir a se candidatar a deputado federal, como forma de manter um mandato. 

Pragmático

“Se a política é como as nuvens”, célebre metáfora criada pelo ex-governador mineiro Magalhães Pinto para dizer o quanto ela muda, o horizonte eleitoral dá hoje sinais de uma outra realidade. Ciro Nogueira é elogiado por ser pragmático e objetivo, e tem prestígio em Brasília, nas diferentes esferas de poder, a despeito de estar na oposição ao Executivo. Além disso, tem a chave do cofre do PP, um dos maiores partidos do país. 

Alternativa

Caso não “caia pra cima”, num eventual candidatura de oposição a vice-presidente da República, o senador piauiense, que conquistou prefeituras importantes como  Teresina e Parnaíba, apostará também no segundo voto de muitos dos gestores com os quais esteve esta semana. E o Governador Rafael, que também vai precisar de apoio pra se reeleger, não poderá impor aos aliados o voto na chapa fechada. 

Estratégia

A propósito, foi essa a estratégia bem sucedida utilizada em 2010, na sua primeira eleição para Senador: Ciro desbancou Heráclito Fortes e Mão Santa, então candidatos à reeleição, como também derrotou o petista raiz Antônio José Medeiros, candidato na chapa oficial.  Naquele ano, apesar de ter composto chapa com João Vicente Claudino, que sequer chegou ao segundo turno na eleição para governador, Ciro Nogueira foi eleito junto com Wellington Dias para o Senado Federal. (Portalaz)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.