José do Egito – Agende de Desenvolvimento do BNB
O Banco do Nordeste do Brasil, através da Superintendência Estadual do Piauí e o Comitê Gestor da Planície Litorânea de Parnaíba, Luiz Correia, Cocal e Caraúbas do Piauí, lançam no próximo dia 15 no Parque de Exposições Francisco Borges dos Santos o “Plano de Ação Territorial da Bovinocultura do Leite e seus derivados”. O lançamento será no horário de 8:00 às 12:00 horas.
José do Egito Vasconcelos, Agente de Desenvolvimento do BNB, na agência de Parnaíba, disse que esse Programa de Desenvolvimento Territorial(Prodeter) objetiva aumentar a produção de leite nos municípios acima citados, através de capacitações, financiamentos e organização dos produtores da região.
Ele disse que para que a iniciativa tenha sucesso estão contando também com a colaboração das prefeituras municipais, através das secretarias de agricultura e meio ambiente. Segundo ele é necessário também a parceria com os sindicatos, associações de produtores, os laticínios, o Sebrae, Embrapa, entre outros.
José do Egito esclareceu que esse programa não é do Banco do Nordeste e nem das prefeituras mas sim de alguns segmentos que se uniram para alavancar essa atividade, inclusive, amparando os produtores de leite, principalmente os pequenos.
Esse programa – segundo ele – tem tudo para dar certo e se a produção leiteira aumentar em nossa região com certeza vai sobrar leite e pode fazer com que possa surgir uma nova atividade industrial utilizando essa sobra como por exemplo, a produção de leite em pó, queijo e iogurte.
Segundo José do Egito existe também um trabalho a ser feito junto aos produtores para agregar valores a alguns produtos que é a criação do Serviço de Inspeção Municipal(SIM) e isso pode aumentar o consumo desses produtos gerando mais recursos para quem produz. (João Câncio/Bernardo Silva)